03/06/2019

Amigos de Belém na 26º Edição do Circular

Domingo, 2, foi dia de cuidar de Belém em atitudes. Dezenas de pessoas estiveram presentes na Praça do Carmo para debater problemas da cidade, propor soluções e arregalar as mangas em mais um mutirão de amor à capital. A ação integrou o 26º Circuito Circular.
A Associação Amigos de Belém, em parceria com o Verde Cidadão e Laboratório da Cidade reuniu voluntários para limpar e varrer o espaço que, em seguida, recebeu oficinas de cuidado com o meio ambiente, cidadania e programação cultural.
“Acreditamos que a união entre instituições e a população engajada vai fazer a gente virar o jogo de uma sociedade que está fragmentada. Acreditamos que precisamos fazer a nossa parte e, entre a nossas tarefas, está cobrar do poder público soluções para tornar Belém mais saudável. Discutimos a cidade, como fazer horta caseira, e também conversamos sobre saneamento básico e como nós precisamos e devemos cuidar da nossa cidade em um aspecto primordial que é o de cuidar da limpeza do espaço público”, diz Paulo Pinho, presidente da Amigos de Belém.

17/05/2019

BELÉM DOS NOSSOS SONHOS

Quem é de Belém sabe de todo encanto e potência dessa cidade: gente calorosa, vento na beira do rio, nossa música, nossa comida... Quem é daqui também sabe do abandono dos espaços públicos, do lixo em cada esquina, da insegurança.

Mas tu já pensaste que é possível se organizar e cuidar da nossa terra?

Pensando nisso, o Amigos de Belém faz agora o convite mais importante do ano. Vem participar da primeira edição do projeto BELÉM DOS NOSSOS SONHOS!
O tema de estreia será: SANEAMENTO.
A proposta é reunir líderes comunitários, moradores dos mais diversos bairros da cidade, catadores de resíduos, especialistas, pesquisadores e todo mundo que tiver interessado em pensar soluções para a cidade.
Vamos discutir os impactos de viver na capital com o 4º pior índice de saneamento básico do país, com esgotos a céu aberto e despejo irregular de detritos nos rios que nos cercam.
O debate é o ponto de partida para nos conectarmos, pensarmos juntos a cidade e traçarmos planos para essa revolução que está por vir. Viver em uma Belém mais acolhedora e justa é possível.

Vamos juntos tornar realidade a Belém Dos Nossos Sonhos?
Então, programa-se:

Dia: 23 de maio de 2019.
Local: Auditório David Mufarrej, na Unama da Alcindo Cacela.
Horário: 19h.
Contamos com sua presença!!!

03/12/2018

Manifesto: Saneamento Já

Manifesto: SANEAMENTO JÁ!!!
Dia: 08/12/18 (sábado)!!!
O Amigos de Belém convida você a participar de um manifesto reivindicando saneamento básico em nossa cidade.

A Ação é em favor de um cinturão de Saneamento em torno do Parque do Utinga que irradie por toda região metropolitana de Belém.

A mobilização começará às 09h da manhã na frente do Parque do Utinga.

Venha participar conosco!
Nossa causa também é sua.

27/11/2018

Dia de Doar

Você já ouviu falar do Dia de Doar? Surgida em 2012 nos Estados Unidos batizada como Giving Tuesday, a data é celebrada na terça-feira que sucede o Dia de Ação de Graças no país, uma resposta solidária à Black Friday, estimulando a reflexão sobre o consumismo.

Apesar da origem norte-americana, o movimento #GivingTuesday se espalhou pelo mundo, disseminando a importância da cultura de doação para uma sociedade mais generosa e solidária. Hoje, é uma campanha global, com mais de 45 países oficialmente participantes, incluindo o Brasil, onde ficou conhecida como Dia de Doar, ou Terça-feira Solidária.

11/10/2018

Vem ser voluntário com a gente!

Todo ano vemos uma grande quantidade de lixo nas ruas depois das procissões do Círio de Nazaré. O Amigos de Belém, em parceria com Diretoria do Círio, convida você a colaborar com a limpeza após as festividades, ajudando também a informar sobre a coleta correta de resíduo reciclável.
Manifeste sua fé cuidando da cidade. Participe!

Vem ser voluntário com a gente!

05/07/2018

Reportagem sobre a Amigos de Belém no O Liberal

Hoje, dia 05 de julho, saiu uma reportagem incrível no jornal "O Liberal" sobre a nossa querida associação, apresentando nossos projetos desde quando começamos em 2013 até os dias atuais. Valeu, Liberal! A matéria completa está disponível no site do O Liberal.

26/06/2018

Solicitação de intervenção na Praça das Mercês

No dia 03 de Junhom durante a 22a Edição do Circular Campina/Cidade Velha/Reduto, a Amigos de Belém realizou a Ação de Ativismo Social e Sustentabilidade na "Praça das Mercês". Agora, no dia 25 de Junho solicitou junto à Prefeitura Municipal de Belém, intervenção de melhorias na Praça, listando os pontos críticos, representando o sentimento público de ver uma Praça histórica restaurada e se colocando a disposição de ajudar no planejamento das ações.

29/05/2018

Parceria Pimp My Carroça e Amigos de Belém

Estamos gratos a Carol e a Letícia da Pimp My Carroça pela nova parceria com a Amigos que vai promover o app CATAKI em Belém e conectar os geradores de resíduos aos catadores!

03/06/2018

22a Edição do Projeto Circular conta com a realização da Associação Amigos de Belém

O Circular Campina Cidade Velha tem patrocínio da Lei Rouanet e Ministério da Cultura por meio do edital do Banco da Amazônia, realização da Associação Amigos de Belém, com apoio institucional do IPHAN, Fórum Landi e UFPA.

A Galeria Belchior também é novidade e abre seu porão, logo pela manhã, para um mutirão do grafite, na Rua Cametá, 95, entre Joaquim Távora e Pedro Albuquerque. Também está na programação a Associação Fotoativa. Haverá ações expositivas, contração de história e economia criativa, tudo isso oferecendo comidinhas e bebidinhas. A Praça das Mercês, em Belém, receberá uma ação de educação ambiental. A Associação Amigos de Belém está convidado a população para um mutirão de limpeza, recolhendo o lixo depositado nos lagos e no chão da Praça, e que cada participante faça registros com câmeras ou celulares, imagens durante toda a ação, no bairro da Campina.

Confira a matéria completa em:
https://g1.globo.com/pa/para/noticia/confira-a-programacao-do-projeto-circular-deste-domingo-em-belem.ghtml

02/04/2018

Entrevista para o Muda Tudo

A associação paraense Amigos de Belém está apostando na conscientização dos moradores da cidade sobre a importância de cada voto nas próximas eleições. O projeto “Por amor a Belém, eu voto” foi criado para enfatizar que as eleições influenciam diretamente a vida de todos as pessoas e que é muito importante votar de forma consciente.

Mas como fazer isso?

“Vão ser duas linhas de ação: a primeira com palestras em escolas e a segunda por meio de um canal no Youtube”, diz Paulo Pinho, presidente da associação.

A Amigos de Belém nasceu em 2013, na capital do Pará, com o objetivo de fomentar a participação da população de Belém na construção de uma cidade socialmente mais justa e ambientalmente mais saudável.

Desde então, a associação sem fins lucrativos tem como foco desenvolver projetos criando parcerias entre o terceiro setor, a iniciativa privada e sociedade civil. Paulo Pinho conversou com o Muda Tudo e falou sobre a importância do envolvimento do cidadão com a política:

Paulo Pinho: ” O que nós precisamos agora é agregar as pessoas do bem e fazer com que elas se envolvam nas questões públicas, nas questões coletivas. A nossa classe política está muito ruim e nós estamos passando por um momento de inversão de prioridades, de muita corrupção, a cidade está muito suja e existe uma apatia grande do poder público. Na minha opinião, do que Belém mais precisa é que as pessoas se envolvam com os problemas coletivos para tentar solucioná-los. Eu vejo a intenção da população de ajudar na construção de uma melhor cidade, só que ela não sabe como, porque não tem muita informação. Por isso a importância tão grande de informar as pessoas sobre as iniciativas do terceiro setor.”

Para ler a entrevista completa acesse:
http://mudatudo.com.br/entrevistas/amigos-por-um-voto-consciente/

16/03/2018

Reabertura do Parque do Utinga contou com a participação da Amigos anos antes

Em 2012, a Associação Amigos de Belém exigiu das autoridades um Plano de Manejo para o Parque do Utinga, com objetivo de garantir a realização da obra de acordo com os padrões ambientais. Agora, Belém recebe o Parque todo reformado, proporcionando mais uma bela atração de lazer e turismo para a nossa cidade. Fica o nosso orgulho por mais essa contribuição.

20/02/2018

CCJE reconhece o trabalho da Amigos de Belém

O projeto de lei 227/2017, de autoria do deputado Sidney Rosa (PSB), que declara de Utilidade Pública para o Estado do Pará a Associação Amigos de Belém, acaba de ser aprovado na primeira reunião do ano da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no dia 20 de fevereiro.
A proposição seguirá para avaliação na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) para ser votada em plenário. Posteriormente passará à sanção do governador do Estado.
Com a aprovação de forma unânime pelos membros da CCJ, a Assembleia Legislativa (Alepa) reconhece a importância e o trabalho da entidade.

28/10/2017

Workshop O Futuro da Minha Cidade

Nesse final de semana, a Amigos, representada pelo presidente Paulo Pinho, esteve em Goiânia participando do Workshop do projeto inovador chamado O Futuro da Minha Cidade. Tivemos a oportunidade de aprender bem mais para os nossos projetos em parceria com o Sinduscon e CBIC, com figuras importantes como Carlos Tonin, diretor executivo do Conselho de Desenvolvimento de Goiânia. Veja mais fotos na nossa galeria!

05/10/2017

Ação Praça do Carmo

Os Amigos de Belém e o Arraial do Pavulagem estão juntos na busca por uma cidade melhor.
Nesse sábado, tem concentração a partir das 9h na sede do Arraial, com Arrastão em direção à Praça do Carmo.
Faremos uma ação de conscientização sobre a importância de preservar nosso patrimônio histórico e limpeza da Praça.
Toda ajuda é bem-vinda. Venha você também.

Foto: Jean Louis Franco

13/09/2017

S.O.S Goeldi

"Somos amigos do museu" é o slogan com que a Associação Amigos de Belém vem chamando seus voluntários, parceiros e amigos para participar, no próximo dia 17, do "Abraço ao Museu Goeldi", instituição sesquicentenária de pesquisa e comunicação de ciência que passa por sérios problemas financeiros. O Goeldi corre o risco de fechas duas bases físicas - o Parque Zoobotânico e a Estação Científica Ferreira Penna, em Caxiuanã, no município de Portel, na região do Marajó.

O Abraço entorno do Museu acontecerá às 11 hs. Mas, desde às 9hs haverá programação acontecendo no perímetro da 9 de Janeiro (Entre Gentil Bittencourt e Magalhães Barata), com exposição dos projetos realizados no Parque Zoobotânico, atividades educativas e sócio-ambientais, comida e muita música!

Venha participar! Apoie a ciência!

29/08/2017

Ação 02/09!

Praça Batista Campos recebe ação de educação ambiental por meio da fotografia
Neste sábado, 2, espaço recebe fotógrafos da Associação Fotoativa e convida o público a registrar a praça. Ação promove ainda limpeza do espaço.

Neste sábado (2), a Praça Batista Campos, em Belém, receberá uma ação de educação ambiental diferente. Toda a população poderá se integrar à equipe e registrar, com câmeras ou celulares, imagens de uma das principais áreas verdes da cidade. Referência em artes visuais no Brasil, a Associação Fotoativa é convidada do evento.

“A educação ambiental pode se dar por meios não formais, mais lúdicos”, diz Paulo Pinho, doutor em Ciências Ambientais e presidente da ONG Amigos de Belém, que realiza a ação em parceria com a Associação dos Amigos da Praça Batista Campos.

As fotos dos participantes serão compartilhadas nas redes sociais, numa ação coletiva para trazer ao centro do debate as condições de preservação da praça. “Iremos provocar uma reflexão sobre essa realidade, perguntando sobre como as pessoas veem a praça, o que podemos melhorar nela, seus pontos positivos, e de que forma a população pode ser agente ativo nesse processo”, pontua Paulo.

A Batista Campos, inaugurada em 1904, foi tombada na década de 1980 e, em 2005, foi premiada como a praça mais bonita do Brasil. “A praça Batista Campos tem um aspecto humanista muito grande, recebe crianças, jovens, adultos e pessoas idosas, e o ambiente que tem vários elementos da natureza, a biodiversidade em função da flora e fauna e a composição da praça organicamente falando é maravilhoso”, diz José Olímpio Bastos, presidente da Associação Amigos da Praça Batista Campos, criada em 1997. “Manter a cidade limpa e organizada é um exercício de cidadania, quando você preserva o bem estar coletivo. Neste sentido, uma praça bonita nos inspira e serve de exemplo”, completa.
A ação será a primeira de uma série de atividades que serão desenvolvidas em espaços públicos de Belém.

Catamor
Na ação na praça, voluntários do Catamor, outro projeto da ONG Amigos de Belém, também estarão em campo, falando sobre reciclagem, coleta seletiva e responsabilidade ambiental. A ação promoverá a limpeza do espaço, recolhendo o lixo depositado nos lagos e no chão da Batista Campos.
“Belém produz 1800 toneladas de lixo por dia. 500 mil quilos de lixo são despejados mensalmente nas ruas e canais da cidade. Tudo isso gera um gasto de dinheiro público milionário, além de prejudicar a qualidade de vida, já que agrava alagamentos, atrai insetos e roedores”, destaca Paulo Pinho. “Por tudo isso, conversar sobre lixo é também conscientizar sobre a nossa saúde e a nossa relação com a cidade”.

O Catamor objetiva doar um Plano de Coleta Seletiva e Comunicação para o município de Belém em setembro, na sua 1ª fase. O projeto já conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Belém. Esta fase tem finalidade de sistematizar e otimizar as ações de coleta existentes no município, além de aumentar a renda do catador de resíduos sólidos.
Em paralelo, o projeto irá criar um espaço para políticas verdes no município e criar meios legais que estimulem a fixação de empresas de reciclagem no Estado. As fases posteriores contam com projeto de compostagem para feiras e mercados públicos de Belém e um aplicativo que facilitará as informações entre os cidadãos acerca dos resíduos sólidos municipais.

Re-Pa Solidário
Na ocasião, será apresentado ao público o projeto Re-Pa Solidário, realizado em parceria com os maiores clube do Pará, Remo e Paysandu. O projeto consiste na venda de camisas criadas por designers paraenses, e toda a renda arrecadada será transferida para sete instituições que já atuam na Região Metropolitana de Belém (RMB), nas mais diversas frentes: Casa do Autista, Junte-se a Nós, Rancho Não Posso Me Amofiná, Orvan, Casa de Davi e Amigos de Belém.

A Amigos de Belém surgiu há quatro anos e atualmente reúne 15 empresas parceiras que, voluntariamente, contribuem para o desenvolvimento de projetos e ações voltados para o bem-estar social e ambiental da cidade, inclusive com foco no desenvolvimento de políticas públicas para Belém.

Serviço
Ação de Educação Ambiental na Praça Batista Campos, neste sábado, 2, a partir de 8h. Leve sua câmera fotográfica ou seu celular e participe.
Acesse: www.amigosdebelem.com.br

29/01/2016

Relatório do Evento

Ontem chegou ao fim a temporada do nosso balão em Belém. Foram sete dias de muito trabalho, descobertas, alegrias e frustrações também. Um balão nos recorda a todo instante das forças do homem e da natureza. Um invento lindo, lúdico, inspirador, que depende do vento, que aceita o fogo mas não conversa com a chuva. No dia 12, aniversário de Belém, passamos o fim de tarde à espera de uma trégua do vento para nosso balão subir, mas o vento queria beijar a cidade e refrescar os belensenes e soprou com força e sem parar. Outras tardes foram de chuva, nossa chuva de inverno que não tem hora pra chegar. Decidimos testar as manhãs e fomos felizes. Nosso balão se inflou, subiu com suas cores e os sorrisos de gente de todas as idades, muitos provando da sensação inédita de voar. Voamos sobre o Portal da Amazônia, na beira do rio, voamos no Baenão e na Curuzu, em pleno gramado.

A Amigos de Belém é uma associação sem fins lucrativos, apartidária, que funciona a partir de parcerias, apoios e patrocínios. Queremos agradecer aos nossos patrocinadores: Oi, Magazan, Aretê, Acesso, Aramis, Tijuca, Casa D’Noca e Panificadora Moura, aos nossos apoiadores Sergio’s, Ferni, Via Sul e Seminário Semente, aos clubes do Remo e do Paysandu, à Prefeitura e ao Comitê Belém 400 anos. Agradecemos também aos voluntários que generosamente doaram seu tempo para que essa ação fosse possível. Mais de duzentas pessoas subiram aos ares - desde uma bebê de três meses, no colo da mãe, até o Sr Leonam, de 89 anos - e milhares viram nosso balão no ar. Nosso presente para a cidade e seus moradores cumpriu sua missão: nos lembrou que ainda é possível sonhar e realizar.